Existe uma teologia da vitória, uma teologia da conquista e uma teologia da partilha. São modos de ver a ação de Deus numa comunidade. Modos certos e modos errados, porque também há teologias erradas. Leitura confusa!
Muitos adeptos da teologia da vitória se acham no direito de invadir outro povo, outra cultura, outras terras e lá, mandar, apossar-se e determinar o rumo daquela gente por achar que Deus lhe deu esta missão. Os certos são eles. Eles são a luz do mundo. Acham que Jesus disse aquilo para sua igreja e para o seu país. Deus quer que eles sejam número um em tudo. O mundo é deles. Foi isso que levou dois pregadores pentecostais de São Paulo a entrarem sem licença no Santuário Católico de São Judas e lá num momento de descuido dos padres, pregarem para os presentes como se tivessem esse direito. Tudo errado! O adepto da teologia da conquista admite que ainda é pequeno, mas o seu grupo é o eleito. Um dia o mundo todo vai orar, louvar e cantar e viver como eles. Seus templos encherão a face da terra. Um dia, eles ocuparão o primeiro lugar, porque são fiéis e Deus é fiel. O mundo ainda será deles. Acham que podem invadir o rebanho do outro, na convicção de que o outro não cuida bem daquelas ovelhas. Então elas são deles.
Os adeptos da teologia da partilha querem ser irmãos de todos, principalmente de quem mais precisa. Não se acham superiores a ninguém, nem querem o primeiro lugar, nem dizem que o mundo será como eles o imaginam e querem. Mantêm as suas convicções, mas sabem discordar sem perder o respeito. Nunca invadem templos nem terras dos outros. Entram tímidos pedindo diálogo. Aceitam aprender. São sempre ecumênicos que é uma das partilhas mais profundas que se possa imaginar: a da fé. Entendem que o mundo é de Deus, mas para todos e nunca será apenas dos que oram, dançam e pensam como eles. Deus lhes deu a graça de amar até os seus inimigos e os que desejam prejudicá-los Não estão em busca da vitória, mas do diálogo fraterno. Querem apenas um lugar ao lado do seu povo e dos outros povos. Deus determinará ao tamanho do lugar. Nunca se dizem mais fiéis, mais santos ou mais eleitos. Querem apenas ser santos e fraternos. Qual dessas teologias é a mais cristã? Que bom se todos os irmãos de todas as igrejas soubessem qual a resposta! A que sabe perder e vencer sem deixar de amar em Cristo!
28 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário